A moda e o tempo
A moda se transformou ao logo do tempo. Ainda hoje temos um pouco do que fomos ao decorrer de tantos e tantos anos.
Vamos voltar ao ano de 1925. Cabelos curtos, chapéu obrigatório e vestido de cintura baixa.
O colo estava mais à mostra e o batom era o destaque na maquiagem. Coco Chanel e Jean Patou estavam em alta.
Após 20 anos, por volta de 1945, no pós-guerra a situação era bem difícil. Mas no Museu do Louvre ocorreu uma exposição chamada “ Le Théâtre de La Mode”, tudo para arrecadar renda e ajudar os necessitados. A exposição contou com o apoio de grandes estilistas Franceses como Givenchy e Dior, que vestiram bonecas de 70cm de altura. Com isso manteram a moda viva e ainda possibilitaram que muitas pessoas fossem empregadas.
Trinta anos depois, por volta de 1975, a calça começava a aparecer. Coco Chanel tem sua importante participação nesse cenário, já que foi ela quem desenhou a primeira calça de modelo feminino. As cores passaram a ser mais vibrantes e a saia permeneceu no cenário da moda.
Já nos anos 90, o estilo era o Grunge, que além de pautar a moda, também era base do comportamento. As calças eram despojadas e jeans. Zebra, onça e cobra estavam entre as estampas preferidas. O Xadrez também era bem presente. As "Meninas malvadas" marcaram presença.
Chegamos em 2000. Calça de cintura bem baixa, flare, vestidos assimétricos e a famosa balayage no cabelo. Lembram disso?
Hoje, em 2015, é possível perceber que diversar características permanecem e são importantes para nós. Top cropped, calça flare, saia, camisa xadrez e muitos outros detalhes. A moda se trasformou, modificou e continua fazendo parte da nossa rotina.
Até o próximo post.